sábado, 14 de maio de 2011

PROGRAMA MEIO AMBIENTE E SAÚDE - CUIDANDO DA ECOLOGIA INTEGRAL 

Dia 20 de maio (sexta-feira), das 13h30 às 16h, na UMAPAZ

A SABEDORIA CHINESA NA ALIMENTAÇÃO


Segundo Leonardo Boff, “A saúde não é um estado, mas um processo permanente de busca de equilíbrio dinâmico de todos os fatores que compõem a vida humana. Todos esses fatores estão a serviço da pessoa para que tenha força de ser pessoa, autônoma, livre, aberta e criativa face às várias injunções que vier a enfrentar”.

A alimentação, junto com a acupuntura, práticas físico-meditativas e fitoterapia, fazem parte dos recursos terapêuticos da Medicina Tradicional Chinesa para tratar e preservar a saúde.
Através do desenvolvimento de uma nova percepção, segundo os princípios da Medicina Chinesa, podemos entender que o alimento é muito mais que sua estrutura bioquímica, e que sua qualidade está diretamente ligada ao ar que respiramos, ao ambiente em que vivemos, à energia que circula. Assim como um jardineiro percebe uma planta doente e relaciona isso às condições do ambiente, qualquer pessoa sensível poderá usar as dicas chinesas para descobrir como ter mais saúde e equilibrar de uma forma saudável a alimentação do dia a dia.

Dia 20 de maio iremos realizar nosso 10º encontro e convidamos você para vivenciar sabores, reconhecer a importância das cores e formas, entender como nossa energia vital é formada e de que maneira podemos usar esta atual sabedoria Chinesa de mais de cinco mil anos para alimentar nossos corpos.

Esta palestra vivencial será conduzida por Marta Cunha, nutricionista especializada em técnicas da Medicina Chinesa e astróloga. Atualmente trabalha na Secretaria de Saúde do Município de São Paulo na Unidade de Medicina Tradicional Sé onde atua como nutricionista, professora de culinária e de práticas corporais. Administra o blog de receitas (http://cozinhando-saude.blogspot.com/) e o site de astrologia (www.companhiadoceu.com.br). Facilitadora de vivências de auto conhecimento através da simbologia astrológica.

A participação é aberta aos profissionais da saúde, educadores e interessados no tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário