segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Árabe?.....Pra que?

Ao contar a uma amiga que estou aprendendo árabe, recebi a seguinte pergunta:
Árabe? Voce está estudando árabe para falar com quem?


Depois de muitas risadas, pensei sobre o assunto e compartilho minhas questões.


Será que aprender algo, tem obrigatoriamente que estar vinculado a uma utilidade imediata? 


Não  seria natural aprender apenas pela beleza do aprendizado, pela paixão, pela inquietação que leva a busca constante daquilo que agrega valores, culturas,idéias e  provoca a reflexão sobre aquilo que parecia tão sedimentado?


Na verdade percebi, e agradeço a minha amiga, que estou aprendendo,pelo simples prazer de aprender..... idéia que sempre divulguei, mas que poucas vezes consegui colocar em prática.


Estou aprendendo, para falar comigo, com minhas sedimentações e renovar ou arejar, como queiram,  aquelas empoeiradas "convicções".


Que delicia, se permitir conhecer (seja o que for...uma lingua, um pais, um povo, um outro ser....) sem nenhuma utilidade imediata, apenas pelo prazer de 
ver, sentir, ouvir,e  re conhecer novos horizontes!

Um comentário:

  1. "Ser ou não ser eis a questão".... versos de Shakespeare que nos faz refletir tanto quanto seu texto. De uma brincadeira você tirou essa super reflexão.Na vida deixamos passar tantas oportuninades, tantas vontades que não são realizadas por acomodação ou insegurança e ficamos estagnadas sem evoluir. E Rita é isso aí, ela "É" e Faz. E eu quero ser você quando crescer mas ainda vou ter que correr muito atrás rrrsss quem sabe em outra vida rrss Mas você já me conhece, não posso perder a piada. Adorei seu texto, vou me inspirar e me motivar para aprender outra língua, vai ser uma das minhas prioridades pra 2011. Muitos beijos de sua amiga que te dá inspiração para escrever kkkk Sandra.

    ResponderExcluir