quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Plantas aromaticas e medicinais


As plantas de folhas e flores aromáticas estiveram sempre presentes na história das pessoas, usadas pelos nossos antepassados, quando remédios eram um luxo só encontrados nas cidades. 
Nossos índios sempre viveram e se trataram com plantas, algumas só recentemente pesquisadas.

As plantas medicinais estão numa lista sem fim de doenças e males para tratar problemas do estômago, intestino, fígado e rins, para a pele, para músculos doloridos, dor de dente e de cabeça, etc..

Mas o que é planta aromática e o que é planta medicinal?

São chamadas de aromáticas porque folhas, raízes, flores ou frutos tem aroma, perfume.
Muitos destes aromas são usados em condimentos para nossas receitas doces ou salgadas, dando o diferencial ao gosto de nosso paladar. 
Outros tem destino certo para a área de perfumaria, misturados a outros para formar essências que às vezes atingem alto preço no mercado internacional.
O que dá este aroma que sentimos são partes de elementos voláteis, que estão presentes nas plantas. Os que mais sentimos são os que têm o aroma nas folhas , quando roçamos ou esmagamos entre os dedos, como no caso do manjericão (Ocimum basilicum), da hortelã ( Mentha,diversas espécies), doalecrim (Rosmarinus officinalis), do capim limão (Cymbopogon citratus).

Nas plantas medicinais, (nem todas são aromáticas), os elementos com propriedade curativa podem ser encontrados desde as raízes,caule, folhas, flores e sementes. 
Algumas plantas consagradas pela sabedoria popular na medicina caseira ou indígena têm merecido a atenção dos pesquisadores e, com a capacidade técnica atualmente disponível, conseguem determinar suas propriedades verdadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário