terça-feira, 26 de outubro de 2010

Orquídea.....Mais uma Lenda!



Na cidade chinesa de Anan existia uma formosa jovem chamada Hoan-Lan. Essa linda menina-moça tinha por hábito se divertir as custas de quem se apaixonasse por ela, chegando a levar alguns rapazes ao suicídio, devido a sua frieza e desprezo.


Cansado de ver tantos sofrimentos, um poderoso genio decidiu castigar Hoan-Lan e como castigo fez a volúvel jovem se apaixonar perdidamente pelo formoso Mun-Say, sem que esse lhe prestasse a mais pequena atenção.


Desesperada pelo amor de Mun-Say, Hoan-Lan procurou o genio da montanha de Tan-Vien e implorou-lhe ajuda, mas este estava tão zangado com a atitude da jovem, que mandou-a embora. Na saída da gruta, Hoan-Lan encontrou uma bruxa de pés de cabra que ofereceu vingança contra o seu amado em troca da alma da jovem. Perdidamente apaixonada, aceitou o pacto e a bruxa fez um feitiço com uma folha de palmeira e enterrou-a depois de pronunciar umas palavras desconhecidas.


Passado alguns dias, Hoan-Lan viu seu amado Muy-Say de longe e correu ao seu encontro, mas quando se preparava para abraça-lo, o jovem rapaz transformou-se numa árvore de ébano.


Chorando muito junto ao amado, ali ficou durante muito tempo até que despertou a compaixão de um outro genio que, colocando o dedo na testa da moça, a perdoou, transformando-a numa flor antes que a bruxa lhe retirasse a alma. No entanto, concedeu que jamais se separasse de seu amado, vivendo da seiva da árvore.


Talvez por esta lenda, muitas pessoas considerem as orquídeas parasitas.


Um comentário: