quarta-feira, 6 de outubro de 2010

As muitas historias da ROSA.....

A Rosa tornou - se um símbolo de amor e desejo e ainda o emblema do silêncio e sigilo. 
Na Idade Média uma rosa era suspensa do teto de um conselho de câmara, incitando todos ao sigilo ", sob a rosa". 
Confúcio escreveu que, durante a sua vida (551-479 aC), o Imperador da China já tinha em sua biblioteca  cem livros relativos à cultura de Rosas.
Chineses do século V ac extraiam oleo das rosas cultivadas no jardim do Imperador, que só poderia ser utilizado pelos nobres e dignatários do tribunal; se um plebeu fosse encontrado na posse deste óleo ele era condenado à morte. 
Cleópatra tinha uma paixão por tudo relacionado a Roma e sua mania de rosas foi herdada dos seus aliados,eram oferecidas rosas aos amantes e aos condenados a morte, numa analogia a paixão despertada pela flor. 
Durante as festas em Atenas jovens de ambos os sexos, coroado de rosas, dançavam nus na sombra do templo de Hymen para simbolizar a inocência da Era de Ouro. 
Os romanos acreditavam que ao decorar os seus túmulos com rosas iriam apaziguar os Manes (espíritos dos mortos). Nero era louco por rosas. Durante generoso jantar pétalas caiam do teto do salão de banquete.
Os escritos de Seneca e outros filósofos alertam quanto ao uso excessivo de rosas e seus efeitos alucinógenos.....opa!
Cristãos viam na rosa o símbolo de paganismo, orgia e luxúria, embora durante a Idade Média a mesma flor tenha sido associada a imagem da Virgem maria, hoje também chamada de Virgem da Rosa Mística.
Seja qual for a lenda, o que predomina ate hoje é que a Rosa tem o pode de sensibilizar até o mais duro coração!


Nenhum comentário:

Postar um comentário