quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Lendas de Flores

Todas as Flores contam uma história, acompanharam-nos ao longo dos tempos estando presentes nas épocas mais marcantes da História da Humanidade



Azaléia

Na Primavera de 401 a.c. um comandante grego foi para a montanha de Colchis para encontrar um Torrão de Ouro. Tribos locais atacaram os conquistadores, mas todas as tentativas falharam e tudo corria bem. Contudo, algo trágico aconteceu aos ateniense. Alguns soldados encontraram um grande ninho de abelhas, provaram o mel e caíram inconscientes. Xenofonte, o comandante do exército descreveu o acontecimento: " Não havia nada de suspeito,  havia muitas colmeias e todos os soldados que provaram o mel caíram inconscientes. Havia muitos soldados doentes, como se tivessem saído de uma batalha,mas no dia seguinte, começaram a recuperar a consciência e após o terceiro ou quarto dia todos eles já se sentiam melhor." 

Mais tarde descobriram que os soldados comeram muito mel proveniente das flores silvestres rododendro, flor da família das azaléias, cujas flores estão cheias de néctar, mas o mel possui características específicas e tem alguns alcalóides perigosos. 

Reza a lenda que uma azaléia tem o poder de seduzir quem a recebe de presente....será ?

A tradução literal do grego "azaléia" significa "seco". Porque a azaléia antes de florescer parece mais um arbusto com alguns ramos secos. 

Durante muito tempo os botões da azaléia permanecem semi-fechados, como se estivessem escondendo sua beleza,  depois florescem em cores vivas. Cada pé de azaléia pode conter cerca de 500 flores, que duram 18 dias. e as plantas dão flor durante dois meses, dois meses e meio,florescendo abertas, onduladas ou em forma de taça.



Nenhum comentário:

Postar um comentário