domingo, 19 de setembro de 2010

Amor-Perfeito A Lenda continua...



O amor-perfeito é uma delicada flor de origem europeia, de curta duração e muito utilizada desde os tempos remotos. Na França é conhecida por “pensée” (pensamento), porque os amantes presenteavam-se com ela como garantia de não serem esquecidos, quando se ausentavam. 

O amor-perfeito, à semelhança de outras flores, também tem as suas histórias e particularidades. Pequeno e delicado, pode surgir com diversas cores, como o branco, o roxo, o lilás, o amarelo, o castanho, o azul, ou combinar diversas cores numa só. A sua flor arredondada e achatada possui uma forma que, por vezes, se assemelha a uma face humana.

Os antigos gregos,assim como os chineses, as utilizavam para prevenir a dor de cabeça e o enjoo.
Os Celtas e Romanos para preparar cosméticos e perfumes. Na Idade Média, os feiticeiros acreditavam que elas afugentavam o mal. Na Inglaterra, chegaram a ser usadas como um elixir do amor. Uma poção feita desta flor era colocada sobre os olhos de alguém adormecido, fazendo com que essa pessoa, ao acordar, se apaixonasse perdidamente por quem visse em primeiro lugar. Crê-se que esta terá sido a grande inspiração para a obra “Sonhos de uma noite de Verão” de Shakespeare. Nela, gotas da poção mágica são deixadas cair sobre os olhos adormecidos de Titânia, a rainha das fadas. Ao acordar apaixona-se pela primeira pessoa que vê, um simples camponês, dando origem a uma série de desventuras amorosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário