sábado, 30 de abril de 2011

Seu Jardim....uma farmácia natural!



Melissa
DESCRIÇÃO: "A lípia que contém citral como item majoritário entre os princípios ativos possui o aroma característico da erva-cidreira e é indicada para os mesmos fins”, explica o pesquisador científico Carlos Colombo, do Instituto Agronômico de Campinas. 

INDICAÇÃO: Chá de Melissa  - Digestivo, calmante, combate dor de cabeça e enxaquecas, gases intestinais e cólicas intestinais. Facilita a menstruação e a gravidez, catarro, dores musculares, dores reumáticas, estômago, flatulência, insônia, laringite, náusea, recuperação pós-parto e resfriado.


Alecrim
DESCRIÇÃO: O Alecrim é uma espécie arbustiva, muito ramificada, que pode alcançar 1,5 metros de altura. Seu nome científico Rosmarinus significa em latim "orvalho que vem do mar", essa denominação foi dada pelos romanos, devido ao aroma da planta que vegetava espontaneamente em regiões litorâneas. As hastes do alecrim são lenhosas e as folhas são filiformes, pequenas e sempre verdes na parte superior e esbranquiçadas no verso, com pêlos finos e curtos. As flores são auxilares e podem ser azuis, brancas, roxas ou róseas. Floresce durante o ano todo. São muitas as variedades de Alecrim, podendo ter porte maior ou menor e cores diferentes nas folhas e flores. 

INDICAÇÃO: O Chá de alecrim é indicado para dores reumáticas, depressão, gases intestinais, debilidade cardíaca, inapetência, cicatrização de feridas, dor de cabeça de origem digestiva; problemas no fígado, no intestino, nos rins, nos pulmões e na vesícula, além de respiratórios; cansaço físico e mental, celulite, colesterol, azia e insônia.



Arruda
DESCRIÇÃO: Arruda, também denominada como arruda-fedorenta, arruda-doméstica, arruda-dos-jardins e ruta-de-cheiro-forte, é um subarbusto muito cultivado nos jardins em todo o mundo devido às suas folhas fortemente aromáticas. Atinge até um metro de altura, apresentando haste lenhosa e ramificada desde a base. As folhas são alternas, pecioladas, carnudas, glaucas, compostas de até 15 cm de comprimento e suas flores são pequenas e amareladas.

INDICAÇÃO: O Chá de Arruda é indicado para afecção dos rins, azia, asma brônquica, bexiga, dermatite, dor intestinal, enxaqueca, fígado, gases, gota, hemorróidas, inchaço nas pernas, incontinências urinárias, insônia, menstruação escassa e vermes.
Uso externo: Combate a piolhos, varizes, flebites, abcessos e erisipela.



Manjericão
DESCRIÇÃO: O Manjericão (Ocimum basilicum L.; Lamiaceae), também chamado de alfavaca e de manjericão de folha-larga, é bastante apreciado como planta ornamental devido às suas flores. Recomenda-se retirar as primeiras florações para aumentar o número de folhas e o ciclo da planta. Na culinária, as suas folhas são utilizadas como um aromático tempero. Na medicina popular, as suas folhas e flores são utilizadas no preparo de chás por suas propriedades tônicas e digestivas. São indicados ainda para problemas respiratórios e reumáticos.

INDICAÇÃO: Chá de Manjericão - Hepatoprotetor, digestivo, dores de cabeça, aumentar a lactação, bronquite, câimbra do estômago, catarro, dispepsia, doença das vias respiratórias, dor de garganta, espasmo, febre, fraqueza, gases, gastrite, gripe, infecções intestinais, dos rins e do estômago, insônia, resfriado, tosse, vômito.

Uso externo: O chá usado em bochechos para combater a aftas e males da boca; em gargarejos para amidalite, faringite, laringite, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário