quinta-feira, 7 de abril de 2011

Rede... relaxa o corpo, acalma a mente, ajuda a pensar!

“A rede nos acompanha desde o primeiro ao último dia – é berço, leito nupcial, é cama de enfermo, é caixão de morto”, Rachel de Queiroz. 


Quem primeiro a chamou assim foi Pero Vaz de Caminha, em abril de 1500, em carta ao rei de Portugal descrevendo a maneira de viver do povo tupiniquim. Seu nome de origem, ini, só viria ao papel anos mais tarde, pelos relatos de estrangeiros como o escritor Hans Staden e do francês Jean de Lery, que dormiu em seu primeiro dia de Brasil, em 1557, numa rede à moda da América, “suspenso no ar”. 

Mais que uma bênção, ela era realmente essencial para nossos ancestrais. O indígena criou a rede para elevar-se do solo e assim proteger-se dos insetos e de outros animais rastejantes. Dessa maneira dormiam mais protegidos, além de evitar a umidade da mata diretamente no corpo.


Na rede,nos aproximamos de todos os inícios,curvados levemente como  fetos, livres de  tarefas, deixamos a mente vaguear, o corpo se acomodar e nos embalamos em direção a paz


E será que a rede ajuda mesmo a pensar? “O balanço suave da rede trabalha a bipolaridade do cérebro, estimulando ao mesmo tempo o lado direito e o esquerdo, ou seja, o hemisfério subjetivo e o objetivo”, afirma Gil Kehl, terapeuta ayurvédico de São Paulo. “Esse é um momento em que ficamos bastante conscientes e presentes, numa espécie de estado de lucidez”, diz. Para ele, a rede ainda tem o valor de ser ortopédica. “Ao contrário da cama, ela encosta todos os apoios da coluna, aconchega e ajuda a relaxar os nervos e o corpo”. 


A rede lembra  ninar,  colo,  aconchego.... acalma, alivia e faz com que nosso único compromisso seja com o prazer ....  simplesmente dormir ou desfrutar das infinitas possibilidades que vem do balanço gostoso dessa "mãe ancestral".

Um comentário:

  1. Uma verdadeira terapia! Pena que nem todos nós temos espaço suficiente em nossas casas para ter uma rede dessas e nos aconchegarmos, acalmarmos ...

    Ótima matéria, Rita!!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir