sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Caminhando para o Equilíbrio


"Os povos indígenas têm um enorme arsenal de informação sobre a natureza, o homee a relação equilibrada entrambos. Desde suas crenças acerca do mundo espiritual até seu conhecimento sobre as florestas, agricultura e técnicas dcura, essas sociedades representam uma oportunidade para novas interpretações sobre o mundo e sobre nós mesmos. "(Congresso dos EUA)
Os povos antigos podem nos ajudar a compreender muitas coisas. Apesar da realidade atual ter mudado tanto e em tão pouco tempo, ainda assim, alguns elementos essenciais permanecem os mesmos, e se expressam fortemente
O xamanismo pode ser categorizado como a tentativa de situar o indivíduo para além da realidade consensual com a qual a maioria das pessoas está identificada e, deste ponto, sua relação com o ambiente e com os outros seres é, conseentemente, mais harmônica e adequada..
O xamanismo está baseado em métodos e técnicas bem precisas. Não se trata portanto, de uma religião com um conjunto fixo de dogmas. 
O xamanismo tem como objetivo básico gerar indivíduos que estejam a "serviço". Elnão lida com jogos de podee vantagens de qualqueespécie, sejam políticas, monetárias, sexuais, etc.. Isso não acontece devido a um aspecto moralista ou que de alguma forma é imposto ao xamã.   Ou seja, as regras que norteiam sua conduta não nascem de fora, mas sim, de uma percepção acurada da realidade e seguem um padrão ético determinado por um tipo de sabedoria superior e não por um conjunto de acordos vantajosos qunormalmente norteia o modo de agir da maioria dos homens.  Falamos aqui do real xamanismo. Casos de embuste estão presenteem todos os campos.  

Aprendizado 


     Você é um Deus?", perguntaram ao Buda. "Não", ele respondeu.
    "Você então é um anjo?" "Não."
    "Um santo?" "Não."
    "Então o que você é?"
    O Buda respondeu: "Eestou desperto."

Nenhum comentário:

Postar um comentário