quinta-feira, 16 de junho de 2011

Cores....um pouco mais sobre elas!

Todos nós temos uma ou algumas cores preferidas. As pessoas são mais atraídas por esta ou aquela cor porque se identificam com os seus atributos e a sua influência. Essas pessoas possuem na alma a mesma tónica vibratória daquela cor e bus­cam sempre, mesmo inconsciente­mente, o contato com ela. Existe também a rejeição a algumas cores, ou seja, a aversão ao que elas trans­mitem.  
Ninguém duvida que as cores exerçam uma influência específica, cada uma a seu modo, nas pessoas, nos animais e até mesmo nas plan­tas. Existem estudiosos que admitem uma espécie de campo vibratório emitido por cada uma das cores e suas tonalidades. Esse campo deter­minaria a sua influência através da modificação do padrão vibratório molecular do campo energético do ser vivo. Isso explicaria o fato de a cor influenciar e modificar até pes­soas com os olhos vendados, sem contato visual com o padrão colori­do. Os animais e as plantas estariam na mesma situação.
Certas experiências têm demons­trado que pessoas expostas psicolo­gicamente ao vermelho vivo apre­sentam elevação da pressão arterial e aceleração da respiração e das ba­tidas cardíacas, devido ao efeito que a cor produz no sistema nervoso central. Isto é provocado pelo fato de o vermelho estimular o sistema ner­voso central através do ramo simpá­tico do sistema neurovegetativo. Já a exposição à cor azul tem efeito opos­to. Ela age através do ramo parassimpático do mesmo sistema neurovege­tativo, produzindo ação calmante e tranquilizante, fazendo com que a pressão arterial, a respiração e a fre­quência cardíaca diminuam. Há pessoas que gostam tanto de uma cor que a usam de modo predominante na decoração da casa.


Experiências interessantes já mos­
traram a sensibilidade das plantas aos sons e às cores. Elas crescem e vivem melhor em contato com mú­sicas suaves e cores claras ou leve­mente estimulantes. Por outro lado, as plantas denotam sofrimento, cres­cimento retardado e até mesmo mor­rem com músicas agitadas, dissonan­tes, e com cores escuras, agressivas e artificiais (vermelho muito ativo, cores metálicas e psicodélicas). Al­gumas plantas, no entanto, como as daninhas e venenosas, costumam adaptar-se bem às cores mais agres­sivas e estimulantes.
As plantas se desenvolvem melhor em ambientes de cores claras.
Você encontrará mais sobre a influência das cores,em:  www.renitimw.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário