quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Lições da Árvore

de 06 a 20 de janeiro de 2011, na UMAPAZ


Cada árvore, como ser vivo, integrante da comunidade da vida, está em relação com os seres humanos num processo de ensino-aprendizagem. Esse processo passa pelo conhecimento científico e cultural acumulado sobre a espécie e sobre suas relações, despertando percepções resultantes do contato direto entre o ser humano e o ser vegetal.
        
Aprender com a árvore sobre a sua existência, especificidades e contribuições, bem como sobre as relações que estabelece com os demais seres vivos, é o objetivo do curso promovido pela UMAPAZ, que será realizado de 06 a 20 de janeiro de 2011, das 14h às 18h.

A metodologia propõe explorar o uso dos sentidos e a expressão das percepções sobre o vegetal, orientar pesquisas sobre as espécies arbóreas e facilitar o compartilhamento do conhecimento entre os participantes. Haverá avaliação da aprendizagem em todas as aulas.

As aulas serão ministradas pelos técnicos e professores da SVMA, entre eles Vitor Lucato, Graça Maria Pinto Ferreira, Anneliese Trummea.

O curso, com 20 horas/aula, é gratuito, aberto a professores, estudantes e interessados. São 25 vagas, preenchidas entre os primeiros inscritos.

Programa:

Aula 1: 06/01/11 - O ser árvore
Proposta: Propiciar conhecimento sobre o ser vegetal e noções de fisiologia vegetal.
Professor: Biólogo Vitor Lucato

Aula 2: 11/01/11 - Encontro com a árvore
Proposta: Estimular o uso dos sentidos para percepção de uma árvore e as suas diferentes formas. Noção de morfologia vegetal.
Professor: Biólogo Vitor Lucato

Aula 3: 13/01/11  Introdução a Nomenclatura e Identificação Botânica 
Proposta: Classificação de plantas e a importância da nomenclatura botânica.
Professor: Bióloga Graça Maria Pinto Ferreira

Aula 4: 18/01/11 – Reprodução de Plantas
Proposta: Visita ao Viveiro Manequinho Lopes. Noções de reprodução de plantas.
Professora: Gestora e Técnica Ambiental Anneliese Trummea

Aula 5: 20/01/11 Arborização Urbana, Pragas e Doenças
Proposta: Conhecer as espécies mais comuns usadas no plantio na cidade, analisando as vantagens e desvantagens de cada uma. Noções básicas reconhecimento de parasitas, pragas e doenças mais comuns.
Apresentação de trabalhos elaborados pelos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário