quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Altos e Baixos....A vida ensina"



Entre as muitas constatações que a vida tem me oferecido a partir de minhas experiências profissionais, uma tem sido de especial valor para meu crescimento e, por que não dizer, para minha saúde mental.  É a constatação -velha é verdade – de que tudo é cíclico.


Assim como eu, você provavelmente deve ser capaz de observar isto em diversos aspectos de sua vida; relacionamentos, saúde, preferências e também no bem-estar de sua carreira. Não há novidade nenhuma em se constatar que tudo é cíclico, isto vem sendo dito há milênios. Meu objetivo aqui é apenas “relembrar” isto.
Por quê? Porque às vezes nos esquecemos e isto pode nos fazer muito, mas muito mal.


Há um bom tempo deixei de pensar que problemas são “exceções” em nossas vidas. Eles são regra. A diferença entre as pessoas que ficam “bem” e as que estão constantemente “mal”, não está exclusivamente na quantidade ou qualidade de problemas delas, mas na capacidade que cada uma tem de enxergar à frente deles, de entender e aceitar os ciclos que sempre irão acontecer..


Está tudo ótimo? Acredite, uma hora vai piorar. Está tudo péssimo? Olha, têm como melhorar, e vai melhorar.


Não digo isto para afirmar que devemos viver alarmados ou ansiosos, mas para convidá-lo a refletir sobre dois termos muito valiosos na vida : previdência e esperança.


Caso hoje esteja tudo uma maravilha em sua vida, em sua carreira; estabilidade, bom salário, realizações concretas, promoção; fique feliz, curta, mas não se deslumbre. Cuidado com a humildade, com o relacionamento com os colegas, com as idéias megalomaníacas, com a prestação daquele carrão, com aquela bolsa importada per-fei-ta!


Mas se ao contrário, as coisas não vão bem em sua vida, em sua carreira, permita-se a tristeza, mas estenda seu olhar e redobre suas forças. Trabalhe, olhe para si, aprenda com a situação, procure a mudança, e acima de tudo, acredite nela. É enxergar o amanhã que dará forças para que você se sustente hoje. O ciclo acontece, e você subirá novamente.


Talvez ao ler este post você pode ficar com a idéia de que estou pregando que “quem está bem necessariamente vai ficar mal, e vice-versa”. Na verdade é um pouco diferente.


Acredito que nossa tendência, (desde que nos disponhamos a nos trabalhar internamente) é sempre crescer e melhorar. Mas este crescimento, pelo que tenho observado, se dá justamente através de inúmeras subidas e descidas que, se administradas com sabedoria, tendem a deixar um saldo positivo.


Cair, em diversos momentos, faz necessariamente parte do crescimento. A roda gira, o ciclo acontece, e quem souber se equilibrar nos solavancos da vida acaba conquistando o prêmio de um degrau mais alto. Mas também neste degrau existe a roda, e tudo recomeçará , a fim que tenhamos o aprendizado necessário para subir ainda mais.


É este, no meu entender, o sábio meio que a vida tem para nos ensinar, para nos amadurecer, e para garantir dia após dia que tudo aquilo que podemos TER, deve, sempre que possível e para o nosso próprio bem, estar alinhado a tudo aquilo que podemos SER.
O ciclo continuará; sabedoria e sorte a todos nós!

2 comentários:

  1. Gostei de ver o texto aqui... muito obrigado... Fique a vontade em postar outros...

    ResponderExcluir
  2. Bom seu Blog... Vou inclui-lo entre os que recomendo... e convido a visitar o meu... http://ew-willianlira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir