segunda-feira, 29 de novembro de 2010

E se um grande prazer.....ahhhh Fabio!

Rola pelo ar.....que delícia!

Que fazer com um grande prazer?   Apenas desfrutar, sentir,confiar!
Aceitar o prazer sem restrições, seja ele qual for,aceite...desfrute.

Aceite e desfrute, o que surgir,não temos controle sobre o mundo exterior, mas podemos perceber o que nos faz bem e dá prazer, e o que deve ser afastado.

Perceber  os pequenos/grandes  prazeres contidos nas borboletas, nos chocolates, na calma, na conversa, no trabalho,no pensamento,no amor, na amizade,na companhia, na solidão, nos dias de chuva,no silencio, no agito,  no carinho e também no sexo.

Explorar os prazeres, todos , em todas as suas formas sem pré-conceitos.....viver cada segundo de cada um deles,porque todos tem seu tempo e momento. Transformar em prazer, tudo o que voce gosta,aprender a extrai-lo sem medo.Descobrir o que é prazer para voce.

Libertar-se do dramas, reanimar o que esta adormecido, explorar, refletir....assumir seu poder e........viver sem a preocupação do princípio, meio e fim!

sábado, 27 de novembro de 2010

Muitos jardins pra voce....Complete-os com seus sonhos....Encha-os de vida!

Jardins & Colheitas


 Vamos..... acorde, vamos cuidar do nosso jardim!

Opa....mas o que é isto? eu nem jardim tenho....aliás, nem um vasinho sequer.....e eu nem gosto muito de plantas...

Ahhhh mas esta é a questão...O jardim de que falamos é o seu jardim interno, aquele que é criado e semeado, independentemente da sua vontade.

Nossa mente semeia sempre, nos cabe,  cuidar da colheita.

-Podemos ignorar as sementes e deixa-las morrer.....mas o que será que cresceria num lugar sem cuidado e abandonado a própria sorte?
-Também podemos cuidar dele só um pouquinho e deixar que ervas daninhas tomem conta do nosso jardim, do nosso templo interno.... novamente pergunto...O que  seria de nós cercados por  ervas daninhas?
-Ou....podemos aproveitar o sol, a chuva, a sombra..enfim tudo que nos é apresentado em forma de amigos, preces, pensamentos (seja o que for) e cuidar....vigiar mesmo, para que nosso jardim floresça, de frutos, e mais que isso, contamine com sua essência a todos que de nós se aproximem.

Quando um jardim é cuidado, nada permanece igual, nem sempre os frutos são os esperados naquele momento, mas a gente acaba entendendo o propósito de todos com o tempo.

O objetivo do cuidado com seu jardim, é transformar o seu caminho,não é fugir das dificuldades para conquistar os objetivos,mas sim aproveita-las como adubo para transformar sua caminhada e conseguir o que deseja.

Não estamos no mundo para aprender e partir,estamos aqui para despertar e ensinar.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Relaxe com as Cores

Cromoterapia II


Cromoterapia é um tratamento terapeutico baseado em cores que podem ajudar a curar moléstias que se apresentam em nosso corpo físico.

O ser humano e a natureza necessitam da luz do sol para viver. Sem luz não há vida e dessa maneira, o homem e a natureza recebem a luz solar, e esta se decompõe em sete raios principais que são distribuidos por todos os nossos corpos, físico e energético. Se houver desequilíbrio dessas cores, as doenças refletem-se no nosso corpo físico e adoecemos.

A Cromoterapia, através de suas cores energéticas, restabelece o equilíbrio do organismo.
No tratamento Cromoterápico, podemos utilizar várias técnicas como fonte de harmonização: luz do espectro solar, luz de lâmpadas coloridas, alimentação natural, mentalização das cores e o contato com a natureza.

Luz do Espectro Solar
Para essa técnica utilizamos um copo, garrafa, ou recipiente de vidro transparente, e neste, colocamos águapotável, envolvendo-o com papel colorido (na cor adequada para o reequilibrio).

A exposição ao sol deverá ser de, no mínimo, 4 horas, para que a água possa receber a energia solar refletida pelo papel colorido.A sugestão é que se tome um copo desta água pela manhã e outro a nopite, antes de dormir.
Essa técnica também pode ser usada com óleo de amêndoas para massagens locais (apenas uso externo).

Luz de Lâmpadas Coloridas
Nessa técnica utilizamos um bastão com bocal para lâmpada, ou o bastão de Atlantis.

A aplicação é feita através de movimentos circulares, no sentido horário, numa distância de 5cm da pele,  por um perído de 5 minutos, uma vez ao dia,


Alimentação Natural
Como coadjuvante do tratamento, a alimentação natural tem sua devida importância na harmonização do nosso sistema. Para isso, devemos selecionar alimentos que têm sua cor relacionada com o seu tratamento Cromoterápico.


Mentalização das Cores
Se você tiver uma certa facilidade em visualizar mentalmente as cores do espectro, poderá ser feita essa mentalização no respectivo local ou órgão pelo prazo de 30 segundos duas vezes ao dia.


Contato com a Natureza
Como nosso corpo físico está estritamente ligado ao nosso campo mental, faz-se necessário que esvaziemos a mente do estresse diário, para tanto, o contado com a natureza é uma fonte benéfica para a tranquilização da mente e harmonização do corpo.
Caminhe ou simplesmente observe a natureza e se concentre em seu poder de renovação.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

As cores de Vincent

Cromoterapia I

A Cromoterapia é uma ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções.

Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como no Egito antigo, nos templos de luz e cor de Heliópolis, como também na India, na Grecia, na China, onde suas aplicações terapêuticas foram comprovadas através da experimentação constante e verificação de resultados.

Atualmente há estudos onde se determina qual a cor mais adequada para ambientes de estudo, ou de trabalho, ou hospitais,etc. Até nas propagandas o uso de cores é estudado, dependendo do objetivo a que se quer chegar, o público alvo e o produto que está sendo trabalhado.

A Cromoterapia é baseada nas sete cores do espectro solar e cada cor tem uma vibração específica, atuando desde o nível físico até os mais sutis.

Querer catalogar, classificar as cores, é limitar o poder da luz. Cada cor tem uma infinidade de aplicações, pois elas são utilizadas conjugadas a outras energias que estão além dos sentidos, em outras dimensões. Por isso, eventualmente, pode-se usar determinada cor conseguindo-se determinado efeito e, em circunstância diferente, é preciso usar outra até aparentemente antagônica para conseguir o mesmo efeito.

Para cada pessoa deverá ser feita uma sensibilização diferente, pois a cor deverá combinar com as cores dessa pessoa. Não há cor melhor ou pior, mais nobre ou menos nobre, o que pode haver é a cor errada para determinado momento.

Por exemplo: costuma-se catalogar o azul como uma cor calmante e quando um paciente se queixa de irritação, nervosismo, costuma-se pensar em alguma cor dentro dos tons de azul. Mas esse paciente pode estar muito desenergizado, tentando superar essa falta de energia e ficando irritado por não conseguir o desempenho que gostaria de ter. Nesse caso, sua necessidade poderia ser de uma cor energética como o vermelho ou o laranja, quando então se acalmaria.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Filtro dos Sonhos.

O Filtro dos Sonhos é uma mandala de cura e proteção  ligada aos indios norte-americanos. 


Significa a "teia da vida" de cada um , onde estão os encontros e desencontros.  

Se feito por voce,  o filtro,torna-se um instrumento de poder (objeto que tem uma simbologia especial para nós e que,acreditamos, serve de proteção). 


O  filtro capta as energias  que possam interferir em nosso processo natural e pessoal de "sonhar" e viajar pelo "tempo do sonho", que é de onde vem grande parte do conhecimento de cada um de nós. Ele não nos livrará dos pesadelos, pois estes são aprendizados diários, apenas conterá as energias não benéficas que pairam no momento em que estamos em contato com o tempo dos sonhos.

O aro do filtro é a roda da vida, e a teia,os sonhos da alma, num mundo de energia em movimento. 

Existem vários tipos de teia. Os Chippewa (uma das tribos norte-americanas) fazem uma teia parecida com a teia de aranha em espiral, apoiada em oito pontos correspondentes às oito direções sagradas. Os Cherokees (outra tribo), utilizam um filtro mais simples, onde há apenas uma pedra, geralmente no centro, e uma única pena, acreditam que o filtro não pode ser muito carregado para não alterar seu sentido.Em algumas tradições os filtros são usados na horizontal. Assim, cada tradição tem seu próprio modo de tecer a "cura" do filtro.


 Cada filtro tem seu dono, a atração que sentimos por algum,mostra as energias que precisamos naquele momento. 


O filtro deve ser mantido solto para que dance ao vento. Enquanto dança, vai filtrando as energias não qualificadas do ambiente, trazendo bem-estar às pessoas que circulam por ele. 


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sempre com Voce!



    Tamally maak                     Sempre estou com voce

Tamally maak                         Sempre estou com você                                                       
We law hata ba eed any,        Até mesmo quando você está longe de mim,
Fe alby hawak.                      Seu amor está em meu coração        

Tamally maak                         Eu sempre estou com você      
tamally fe baly we fe alby        Você sempre esta em minha mente e meu coração
Wala bansak                           Nunca te esqueço
Tamally waheshny,                  Sempre sinto sua falta
Low hata akoon waiak.           Mesmo se estou com voce

Tamally maak                          Eu sempre estou com você   
We law hata ba eed any           Ate quando voce esta longe de mim
Fe alby hawak.                        Seu amor esta em meu coração

Tamally maak                            Eu sempre estou com você   
Tamally fe baly we fe alby          Você sempre esta em minha mente e meu coração
Wala bansak                              Nunca te esqueço
Tamally waheshny,                     Sempre sinto sua falta
Low hata akoon waiak.               Mesmo se estou com voce

Tamally habibi bashtaklak             Sempre  lhe quero bem
Tamally alaya men badlak             Sempre preciso de você e de mais ninguem
We law hawalaya kol el doon        Mesmo cercado pelo mundo inteiro
Bardo ya habibi bahtaglak.            Ainda preciso de você meu bem

Tamally maak                               Eu sempre estou com voce
Maak alby, maak rohy                  Voce tem meu coração e minha alma
Ya aghla habib                              Meu amor mais precioso
Ya aghla habib.                             Meu amor mais precioso

We mahma tekoon baeed any      Não importa se estas longe de mim
Le alby areeb.                             Voce esta perto do meu coração
Ya omry el gai wel hader,            Voce é vida no futuro e no presente
Ya aghla naseeb.                         É o mais bonito dos destinos

Tamally habibi bashtaklak             Sempre  lhe quero bem
Tamally alaya men badlak             Sempre preciso de você e de mais ninguem
We law hawalaya kol el doon       Mesmo cercado pelo mundo inteiro
Bardo ya habibi bahtaglak.           Ainda preciso de você meu bem

Árabe?.....Pra que?

Ao contar a uma amiga que estou aprendendo árabe, recebi a seguinte pergunta:
Árabe? Voce está estudando árabe para falar com quem?


Depois de muitas risadas, pensei sobre o assunto e compartilho minhas questões.


Será que aprender algo, tem obrigatoriamente que estar vinculado a uma utilidade imediata? 


Não  seria natural aprender apenas pela beleza do aprendizado, pela paixão, pela inquietação que leva a busca constante daquilo que agrega valores, culturas,idéias e  provoca a reflexão sobre aquilo que parecia tão sedimentado?


Na verdade percebi, e agradeço a minha amiga, que estou aprendendo,pelo simples prazer de aprender..... idéia que sempre divulguei, mas que poucas vezes consegui colocar em prática.


Estou aprendendo, para falar comigo, com minhas sedimentações e renovar ou arejar, como queiram,  aquelas empoeiradas "convicções".


Que delicia, se permitir conhecer (seja o que for...uma lingua, um pais, um povo, um outro ser....) sem nenhuma utilidade imediata, apenas pelo prazer de 
ver, sentir, ouvir,e  re conhecer novos horizontes!

Muito se fala, mas..... O que, de fato, se faz?

ECOS DO MEIO
Reflexão, música e arte na sustentabilidade

Dia 26 de novembro, às 18h30


No dia 26 de novembro, às 18h30, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz – UMAPAZ recebe o projeto ECOS DO MEIO, com um programa que integra palestras, música e artes.

No momento em que o Planeta passa por tantas transformações, cada um precisa fazer a sua parte e mostrar a sua diferença. O projeto “Ecos do Meio Educando o Planeta Azul” busca unir a emoção e a razão, com o propósito de ecoar um “canto de alerta” capaz de sensibilizar, despertar e orientar o potencial de ação individual e coletiva na preservação do meio ambiente.

Os palestrantes são:
Luiz Carlos Rusilo, professor e assessor da reitoria da Pontifícia Universidade Católica – PUC, coordenador dos trabalhos e projetos da ação “PUV Sustentável”;
Rita de Cássia Antunes, mestre em filosofia pela USP e psicoterapeuta existencial – é coordenadora do “Projeto Vem Ser” que trabalha o entendimento do mundo, a partir da mente como forma de alcançar e desenvolvimento e a sustentabilidade do ser;
Rose Campos, jornalista, diretora de meio ambiente da Associação Paulista de Imprensa, conselheira do CADES Vila Mariana e Coordenadora do Projeto Ecos do Meio Ambiente.

Haverá apresentações musicais e de outras artes para envolver razão e sensibilidade no propósito de contribuir para a sustentabilidade.

ECOS DO MEIO
Data: 26 de novembro
Horário: das 18h30 às 21h30
Local: Av. IV Centenário, 1268, Portão 7A – UMAPAZ – Parque Ibirapuera
Informações: 11-5572-1004

Joel Aleixo....vale conhecer

PROGRAMA MEIO AMBIENTE E SAÚDE - CUIDANDO DA ECOLOGIA INTEGRAL 
4º encontro 
Dia 25 de novembro (quinta-feira), das 14h30 às 17h, na UMAPAZ

 

Florais – Essências da Natureza
Segundo Leonardo Boff, “A saúde não é um estado, mas um processo permanente de busca de equilíbrio dinâmico de todos os fatores que compõem a vida humana. Todos esses fatores estão a serviço da pessoa para que tenha força de ser pessoa autônoma, livre, aberta e criativa face às várias injunções que vier a enfrentar”.
A partir da perspectiva da integralidade do ser enquanto parte do universo, a UMAPAZconvida para o 4º encontro do no dia 25 de novembro, das 14h30 às 17h, quando será apresentado o Sistema de Florais Joel Aleixo, constituído por plantas nativas brasileiras ou perfeitamente adaptadas ao solo e ao clima brasileiro.
As primeiras essências vibracionais de Joel Aleixo foram criadas em 1991 a partir do estudo da aura das plantas. Cada planta tem uma vibração energética diferente e as cores predominantes na aura delas se relacionam com os chakras de cor correspondente nos seres humanos. Utiliza os preceitos da Alquimia em todo o processo de criação dos florais, do plantio ao laboratório. O momento certo de plantar e colher, o plantio em forma de mandalas, a manipulação das flores e uma série de detalhes e cuidados artesanais.
Autodidata, Joel Aleixo descobriu que suas experiências com as flores correspondiam a práticas da Alquimia. O aprimoramento da sua pesquisa e do seu trabalho o levou à sistematização do processo de produção dos florais. É autor de vários livros e textos sobre Alquimia e florais. Ministra cursos e palestras sobre estes assuntos no Brasil e no exterior.
A participação é aberta aos profissionais da saúde, educadores e interessados no tema.
Serviço: Programa Meio Ambiente e Saúde - Cuidando da Ecologia Integral
4º. Encontro: Florais – Essências da Natureza
Dia e horário: 25 de novembro (quinta-feira), das 14h30 às 17h00
Palestrante: Joel Aleixo
Público focalizado: profissionais da saúde, educadores e interessados no tema.
Coordenação: Suely Feldman Bassi e Vitor Lucato.
Local: UMAPAZ - Av. IV Centenário, 1268, portão 7-A - Parque Ibirapuera
Número de vagas: 80 - primeiros inscritos
Inscrições: Preencher ficha de inscrição abaixo e enviar para o e-mail: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Serviço: PROGRAMA MEIO AMBIENTE E SAÚDE
Quarto Encontro: Florais – Essências da Natureza
1. NOME COMPLETO
2. Idade:
3. Sexo:  (    ) M    (    ) F
4. RG:          Órgão:       UF:
5. CPF:
6. Escolaridade:        (      ) Ensino Médio            (    ) Ensino Superior
7. Área de formação:
8. Endereço residencial:
9. Bairro:                        10. CEP:
11. Região: (   ) Norte    (   ) Sul    (   ) Leste    (   ) Oeste    (   ) Centro       (   ) Outro Município.
12. E-mail:
13. Telefone fixo:                                14. Telefone celular


terça-feira, 16 de novembro de 2010

Vem........

Continuando a Conversa...

As latinhas de alumínio usadas como embalagem de refrigerante, suco e cerveja são líderes em reciclagem no Brasil, atividade  que traz muitos benefícios para a população e a preservação do meio ambiente.

Apenas em 2007 o Brasil reciclou 11,9 bilhões de latas, o equivalente a 32,6 milhões por dia ou 1,4 milhão por hora! Isto significa 96,5% das latas fabricadas e comercializadas no País, índice que faz do Brasil o líder em reciclagem de latas de alumínio.

É importante saber que reciclar ajuda a poupar recursos naturais (bauxita), combate a poluição de rios e ruas, economiza energia elétrica e gera renda para mais de 170 mil pessoas.

O alumínio pode ser reciclado infinitas vezes sem perder sua qualidade;
A lata de alumínio é leve, prática, fácil de transportar, resistente à umidade e à luz, não enferruja e gela mais rápido;
A latinha retorna ao ponto de venda em apenas 30 dias;


Uma tonelada (mil quilos) de alumínio reciclado evita a extração de cinco toneladas de bauxita, mineral a partir do qual se produz o alumínio;


A reciclagem de alumínio economiza 95% da energia elétrica necessária para a produção do metal primário. Isso equivale à quantidade de energia suficiente para abastecer uma cidade com mais de um milhão de habitantes.


Mãos à obra!

Reciclar....

Esta é uma das tarefas para os próximos meses,dias, anos.....

 Canteiros com garrafas de plástico.

 Dá um pouco de trabalho mas ajuda a delimitar as áreas plantadas. Com o tempo as garrafas sedimentam e o visual fica mais bonito. Se optar por garrafas coloridas, certamente seu canteiro ficará mais alegre.

Não sei até que ponto reutilizando o plástico assim estaremos ajudando o ciclo de reciclagem, se será verdadeiramente ecológico.

 O que terá maior impacto ambiental: produzir garrafas de plástico a partir das matérias naturais ou através da  reciclagem?

Fica aí uma questão para refletir e pesquisar.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

"Pássaro Azul" - Charles Bukowski


Em meu coração existe um pássaro, que quer sair
mas sou mais forte que ele

Eu falo "fica aí dentro,
eu não vou deixar ninguém te ver"


Em meu coração existe um pássaro, que quer sair
mas eu "taco" uísque nele e respiro fumaça de cigarro
e as prostitutas e os barman e as caixas do mercado
nunca sabem que ele está aqui dentro

Em meu coração existe um pássaro, que quer sair
mas sou mais forte que ele

Eu falo "fique aí, você quer me pôr em apuros?"
"você quer estragar meus trabalhos?"
"você quer estragar as vendas dos meus livros na Europa?"


Em meu coração existe um pássaro, que quer sair
mas eu sou mais esperto,
só deixo ele sair de noite, às vezes
quando todos estão dormindo


Eu falo "sei que você está aí, então não fique triste"
daí o ponho de volta, mas ele ainda canta um pouco aqui dentro,
Eu não o deixei morrer totalmente.


e a gente dorme junto desse jeito
com nosso pacto secreto
e é bacana o suficiente para fazer um homem fraco


mas eu não sou  fraco, você é?

Tudo o que buscamos.....

Em seu livro, "Mulheres que Correm com os Lobos", Clarissa Pinkola Estés 
escreveu :

"Dizem que tudo o que buscamos, também nos busca e, se ficamos 
quietos, o que buscamos nos encontrará. 

É algo que leva muito tempo 
esperando por nós. 

Enquanto não chegue, nada faças. 

Descansa. Tu verás 
o que acontece enquanto isto.”

E então convido voce a .... enquanto não acontece viver intensamente e incondicionalmente, sem tantas perguntas, tantos porques, tantas duvidas e principalmente  tantas sensações de fracasso.

Não somos fracassos ou farças, somos aquilo, que no momento, nos permitimos ser e que naquele exato instante acreditamos, mesmo que poucos segundos depois, já não nos pareça tão certo!

Somos humanos, seres que pensam demais e as vezes se torturam demais....e... para que?..... Descanse.... Aproveite e aguarde convicto o universo, que sabe o quanto estamos fadados a felicidade!